segunda-feira, 29 de setembro de 2008

As Pesquisas ou a Onda?

Eu fico com a onda sem qualquer sombra de dúvida. Nem tanto porque nós os cariocas adoramos o mar, mas pela impossibilidade de tentar barrar a onda.

Na campanha de 1982, eu, um dos malfadados “Luas Pretas”, resolvi na última semana de campanha dar um pulo até a Central do Brasil para ver a chamada reta final. Levamos algum material do Miro e um megafone para agitarmos naquele tradicional ponto de passagem de milhares de cariocas, eh eh. O nosso problema era como esconder tudo que levamos. O povão desembarcava do Metrô gritando Brizola na Cabeça! Chegavam na Gare da Central e ajudados pelo eco, transformavam o ambiente numa consagração do Brizola. Ali vimos que não tinha jeito. E não teve mesmo apesar da Proconsult, Ditadura, IBOPE, etc.

Estamos na reta final desta campanha pra prefeito da Cidade do Rio de Janeiro. Deixo para a sua reflexão três vídeos de campanha da semana passada.





6 comentários:

Comba Marques Porto disse...

Para quem fez a campanha do Miro em 1982 é impossível esquecer os derradeiros dias, a tristeza de ver cair no vazio o nosso esforço de convencimento da sociedade quanto à sintonia de nossa proposta de Governo com a perspectiva de um Estado Democrático de Direito (que somente viria a ser declarado na Constituinte de 88).

Às vésperas da eleição, a nossa campanha silenciava diante do grito definitivo e sem projeto marcado em cada esquina: "Brizola!!!". Era uma onda, sem dúvida. Porém, algo que mais se parecia como uma tsunami devastadora. O que veio depois confirmou isto e está inscrito em nossa história como grande entrave à absorção das práticas democráticas. Que o Dr. Leonel, de onde esteja, me perdoe, mas a onda "Brizola!!!" de 1982 nos jogou em grande atraso político. Porque o populismo é sempre acachapante. Empobrece. Desetimula.

Hoje, 26 anos depois, ver a candidatura Gabeira crescer nesta reta final de campanha traz uma grande esperança. Será que teremos a chance de retomar 1982 e lograr êxito eleitoral como a melhor proposta política e o melhor candidato? Como seria bom fazer esta onda se sobrepor às conveniêncas eleitoreiras que assolam esta camapanha?
Como seria bom ver o eleitorado compreender a impotância de dar ao Rio um Prefeito antenado com suas melhores tradições democráticas? Um Prefeito capacitado a recuperar um projeto político sem os sectarismos da direita ou da esquerd (inha)? Um Prefeito que viesse a dirigir uma nova administração orientada por projeto moderno, lea, transparente realista, sem os tradicionais engôdos e maquiagens que hoje tanto encantam a prática política que se apresenta como eficiente.

Faço minhas as palavras de Maria Bethânia no Teatro Municipal, semana passada:

"Sou brasileira. Responsável e séria. (...) Cada vez que vejo esse Brasil virtual, poderoso, paraíso, fico gelada porque parece que a gente é maluco, mas não é...(...) Esse Brasil anunciado (...) que vai ser o maior produtor de petróleo do mundo...Gente dá um tempo! Veja um pouquinho mais de perto. Está tudo longe, desfocado, um paraíso que eu não consigo ver daqui...Não gosto de ser tratada como imbecil"

O Gabeira nos acena com a possibilidade de não sermos tratados como imbecis. Gabeira desperta a nossa capacidade crítica. E isto é tudo que não interessa aos candidatos amiguinhos do Presidente, tal como estupidamente se apresentam nesta campanha.

Tomara que a onda cresça e nos traga de volta o Rio como ele merece em sua inegável vocação para as liberdades democráticas.

Meu voto é no Gabeira!

Comba Marques Porto

Anônimo disse...

Comba

Um profundo e consistente comentário. Entretanto, em oitenta e dois foi uma onda avassaladora. Percebemos depois de derrotados, que o povão não admitia o populismo interrompido pelas armas. Para eles, nós estávamos querendo colocar a Ópera em Iquitos, como Fitzcarraldo.
Lamentavelmente Brizola era o que foi. Chegou negando o MDB!
A onda agora é REPUBLICANA E DEMOCRÁTICA. VAMOS COM ELA!

Goethe Ramos de Oliveira disse...

Raulino,

Nesta reta final, não tem outra: Ligar para os amigos e familiares, mandar e-mail, recados pelo Orkut e falar pessoalmente. O Rio merece o nosso carinho e o voto da mudança é GABEIRA 43.

Rafasoli disse...

Rafael (n consegui logar)

Sem a rede as ondas talvez só pudessem existir como tsunamis ou n existiriam. A mídia só as permitia desta forma. Agora uma onda pode ser como um marketing viral, se expande e só se expande se tiver algo que toque as pessoas uma a uma e não como a massificação das ondas do passado, precisa convencer a cada clik. Uma nova onda também sem controle, mas num tempo diferente, se muito mais rápida no deslocar ponto a ponto, mais lenta no convencer por ser ponto a ponto, porem forte no consolidar. Pois ao invés de calar na central do Brasil, vira tema de rodas de bate papo, com aquela doce parceria de ver que vários, mesmo sem a tv ou a histeria, estão pensando a mesma coisa por escolha e não por adesão. Clicam porque gostam e não porque massificam.
O Rio de Gabeira pode ser um caso deste e se for mais do que eleito pode ser um grande prefeito.

Anônimo disse...

Velhinho,
essa é uma hora em que eu lamento não ser eleitor do Rio. A campanha do Gabeira está muio legal e tem grande importância nesse momento em que o neopopulismo está com apetite enorme e ainda não encontrou limites. Jandira, Crivella e Eduardo Paes são atraso do mesmo saco. Aos cariocas de minha relação, estou pedindo voto para o Gabeira.
Quanto à comparação com a campanha do Brizola, vamos devagar... Brizola era um candidato leve, fácil de pedir voto, tá certo. Mas pára por aí. Era uma campanha que dissimulava esquerdismo, falta de reflexão sobre políticas públicas e subordinava a questão democrática, tão crucial no quadro daquela época. Tudo foi sintetizado num bordão simples e de fácil entendimento:Brizola na cabeça!!! Triste paródia do jargão da contravenção que viveu sua época de ouro durante o período brizolista.
Gabeira pode estar gestando uma onda, como em 82, mas acho que esta onda é mais positiva, dialoga com o futuro, busca substância e, principalmente, tem potencial para influir na mediocridade que impera na nossa vida política. E o melhor de tudo: pode fazer isso colocando a cidade do RJ como pólo dessa nova onda.
Sou um fluminense convicto, mas não posso imaginar o Rio na vanguarda tendo como alcaide almas submissas, de olhos arregalados pela ambição desmedida e pelo encanto populista do LULA.

Anônimo disse...

Mestre Raulino,

com todo o respeito, mas em 1982, o Miro e o resto da turma chaguista que o apoiava, era de um populismo ainda pior, p.ex. foi a policia do Chagas que bateu em todo mundo na manifestação pela preservação do prédio da UNE. Para quem estava acabando de sair do Mov. Estudantil como eu e nao estava alinhado com aquele antigo partido de esquerda, a percepção nítida era que o afastamento dessa tchurma do seu antigo coronel era puro oportunismo. Ate porque como sabe muito melhor do que eu, ficou bem mais fácil ser de esquerda a partir de 81/82, em termos da repressão e nao de perspectivas.
Mas o importante, é tratar da luta de hoje e realmente o crescimento do Gabeira é uma grande noticia, nao vi/analisei nenhuma pesquisa mas o crescimento dele esta ocorrendo, me parece, mesmo fora da chamada Zona Sul, particularmente na juventude.
Nao consegui salvar os filmes para poder repassar como anexo de email ou mensagem no iogurte, devo estar fazendo algo errado, de qualquer forma se possível me manda por email.

abs. e saudações tricolores(sempre)

Bandeira