O prefeito da cidade conseguiu um bom nível na qualidade da informação que vem colocando em seu Ex Blog. Entretanto, no capítulo eleições municipais, pela fraqueza de sua candidata, optou por fazer campanha contra as demais candidaturas. Com tal escolha passa a ter uma postura panfletária e perde conteúdo. No seu Post de hoje, faz um comentário bizarro com relação ao programa de televisão do Candidato Fernando Gabeira.
Vejam aqui o programa do Gabeira:
http://www.youtube.com/watch?v=FTZmPiaRJLg&eurl=http://gabeira.com/gabeira43/?p=519
Agora é só ler os comentários do Prefeito:
NEOLIBERAL? O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?!
1. No programa eleitoral de ontem, Gabeira disse que vai gerir a prefeitura como uma empresa privada e que vai tratar o CIDADÃO como as empresas tratam o CLIENTE. O ex-presidente do Bacen de FHC pela segunda vez entrou no programa. Talvez esse texto lido em teleprompter pelo Gabeira tenha sido escrito coerentemente por ele.
2. De uma forma simples para se entender. A empresa estabelece com o cliente/consumidor uma relação onde procura garantir a maior taxa de lucro num quadro de satisfação do cliente com o produto, para que este seja um cliente permanente. O veículo que usa para isso é principalmente a sedução pela publicidade como forma de atração. O cliente/consumidor é um ator individual que busca o máximo de satisfação pessoal -qualidade/preço- a partir da elasticidade-renda para o produto que deseja comprar.
3. O governo estabelece com o cidadão uma relação político-social, onde interage e estabelece restas relações por sistemas internos. A oferta de seus serviços não é determinada individualmente com o cidadão, mas por decisão política muitas vezes estabelecida em lei (oferta de matriculas...). E pelas pressões da sociedade sobre os governos produzindo sinergia e também conflitos. O cidadão -nesse sentido- é um ator social e coletivo, e demanda para além de si mesmo, conscientemente ou não. A "conquista" do cidadão se dá por argumentação e demonstração com resultados e comparações com as alternativas.
4. A relação puramente de mercado entre governo e clientes é o que se chama de política de clientela, onde políticos conquistam o eleitor com favores pessoais. A isso se chama clientelismo.
5. Para sua própria biografia Gabeira deveria corrigir ou explicar o que disse. Nesse momento consegue ocupar o espaço da direita ultra-liberal, para a qual o estado deve ser mínimo e se possível apenas uma instituição operando com lógica empresarial. Lembre-se que no direito privado o individuo ou empresa pode fazer tudo que a lei não proíbe. Mas no direito público os governos só podem fazer aquilo que a lei determina ou agir nas restrições que impõe. Um choque o programa do Gabeira de ontem. Todos que o conheceram ficaram perplexos.
Tirando o fato de que ele também não resiste ao charme da frase que Gabeira consagrou no título que deu ao Post, nem de factóide poderemos acusar o Prefeito. Como ele deu recentemente uma entrevista ao Jornal o Dia, (está no Youtube), com mais de quarenta minutos de duração, consagrando Lenin, que está colocado numa foto entre ele e o entrevistador, imagino que seja muito difícil se livrar do esquerdismo que o marcou profundamente em toda a sua luta na Política.
Um comentário:
Toda vez que o Gabeira se mexe, O Cesar Maia fica incomodado.
O texto do Cesar Maia está todo correto - se confunir cidadão com cliente, danou-se - mas só que NAO FOI ISTO QUE O GABEIRA DISSE.
Postar um comentário