quinta-feira, 24 de julho de 2008

Prisioneiros do Velho

Eu olho pro Eduardo Paes e imagino um comercial das Casas Bahia feito por ele: - “Casas Bahia! O resto não presta!” (ele adora atacar com veemência a quem o seu mestre de ocasião mandar).

Pois bem, o menino propaganda mandou uma crítica ao excesso de Secretarias existentes na Prefeitura. Declarou que se eleito irá eliminar cinco das vinte três existentes e treze subprefeituras das dezoito existentes. Ele alega que os serviços prestados nas tais unidades não precisam de Secretarias, quer enxugar a máquina.

O Prefeito César Maia acusa o golpe em seu Ex Blog e defende as pastas pela importância dos serviços que prestam:

1. Que acabar com a secretaria de prevenção às drogas, deixando alunos e jovens sem orientação a mercê do tráfico de drogas.

2. Quer acabar com a secretaria das Ouvidorias -o maior e mais qualificado sistema do Brasil- que estimula a participação.

3. Quer acabar com a secretaria de proteção aos idosos (qualidade de vida) e abandoná-los à própria sorte.

4. Quer acabar com a secretaria de Defesa do Patrimônio. Bem, aqui sabemos por quê. Ele é o candidato da especulação imobiliária. O PMDB queria vender o quartel da PM do Leblon. Queria vender o parquinho da Cedae do Posto 6. Queria vender a delegacia do Leblon. E outras mais. A prefeitura bloqueou tudo. Agora o que ele quer é acabar com as APACs e escancarar as portas à especulação imobiliária em toda a zona sul. Mas ele tem antecedentes que levaram a sua saída do PFL de então, ao aplicar o "cone de sombras sobre as praias" e gerar uma estranha troca em São Conrado. Quem sabe por isso sua campanha já tem cinco vezes o custo de todas as demais campanhas somadas?

Ambos prisioneiros da velha lógica de gestão pelas especialidades. Querem um centro forte, vértice da pirâmide, controlando departamentos que são criados a partir de especialidades. Reafirmam o conceito “Taylorista” da divisão técnica do trabalho através de sucessivas divisões e não percebem que estão confinados às bolorentas Secretarias; paquidermes do serviço público, na verdade, grandes especialistas em IMPEDIMENTO.

O menino propaganda não fez o dever de casa corretamente. Na verdade são noventa e nove órgãos formais da administração direta na nossa Prefeitura, UFA! Segue o quadro que pode ser confirmado no site da Prefeitura: http://www.rio.rj.gov.br/

Gabinete do Prefeito

Controladoria Geral e Procuradoria Geral

Vinte três Secretarias

Cinco Subsecretarias

Quatro Fundações

Onze Empresas Púbicas Estatais

Duas Autarquias

Dezoito Subprefeituras

Trinta e Três Regiões Administrativas

Imaginemos quanto se gasta em telefone, cafezinho e papel higiênico, só para começarmos a perceber o custo de uma administração por especialidades!

A nossa cidade precisa de uma profunda mudança nesta forma de administrar. Pensar em gerências dos processos que mexam com a eficácia, aqueles que mudem estruturalmente a qualidade de vida dos cariocas. Colocar os procedimentos que se caracterizam pela eficiência em rede e criar um dispositivo de controle Wiki para todos estes serviços. Haja coragem nos nossos gestores públicos para irem em direção ao futuro!

2 comentários:

Anônimo disse...

Pois é, uns sãos prisioneiros do velho, outros cativos do velhinho. ;)

Mara Chuairi disse...

Não é fácil. Até que as novas tecnologias / metodologias encharquem o fazer a ponto de alterar a forma "estatal" de gerenciar vai levar muito tempo.
Tal e qual os partidos políticos.