terça-feira, 29 de julho de 2008

Ainda a Pesquisa do Datafolha

A pesquisa declara em diversas chamadas o caráter conservador dos jovens brasileiros. Baseados no conceito esquerda X direita, os analistas e redatores da Folha de S. Paulo deitam comentários sobre o caráter conservador dos jovens desta nossa terrinha de Santa Cruz.Esta pesquisa me lembra uma charge do Henfil quando a graúna de repente abre asas enormes e brilhantes, depois de uma sacada ultra-esperta e diz: “a juventude é uma caixinha de surpresas!”. Segue um apanhado realizado pelo ExBlog do CM:

Caderno Especial da FSP de domingo com pesquisa nacional do Datafolha.

1. Qual sua posição política? Direita 37%. Esquerda 28%. Centro 23%. Não sabe 12%.

2. Aborto: a lei deve ficar como está para 68%. Pena de Morte: 50% a favor, 46% contra. Maconha: proibir 72%. Deixar de ser crime 25%. Idade mínima para ir para a prisão: menor de 16 anos: 37%. Entre 16 e 17 anos: 46%.

3. Você acompanha noticiário político: não 52%. sim 47%.

4. Como você se informa? 33% tv aberta. 26% internet. 19% jornais. 16% rádio. 3% revistas. 2% tv paga.

5. Acessam a internet 74%, sendo destes, 15% no trabalho, 31% em casa e 57% em outros lugares.

6. Não acessam a internet 26% sendo 53% das classes D E , e 28% da classe C.

A Internet só perde para a TV aberta sendo que jornais e revistas sequer são citados. E 75% dos jovens acessam a telinha! Quantos estão em comunidades virtuais? Quantas tribos existem em pleno funcionamento na rede? Lá eles opinam e sacam coisas que nossa vã filosofia não consegue imaginar. E mais, se fizerem uma Pesquisa com crianças entre seis e doze anos, os números serão mais impressionantes e contundentes. A comunidade do Clube do Pinguim, (Club Penguin) está aí para comprovar.

Nenhum comentário: