segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Seriedade na Velha Mídia.

Tão logo terminou o debate de ontem na Rede Record de Televisão entre os Candidatos à Prefeitura do Rio de Janeiro, entrei no computador para acompanhar a repercussão entre os internautas. Lendo a primeira notícia editada pelo Globo “On Line”, verifiquei o link para que os leitores opinassem sobre quem se saiu melhor nos debates. Achei estranho que pela primeira vez entre todas as enquetes realizadas pelo O Globo, o candidato Fernando Gabeira vinha ganhando de muito pouco na opinião dos leitores, cerca de 57% a 41%.

Rapidamente entrei na comunidade Gabeira 43 e brincando declarei: vamos acordar moçada e votar na enquete do Globo.

Hoje pela manhã, fui verificar o andamento da enquete. O número de votantes tinha subido bastante, cerca de 2100 leitores, e fiquei pasmo: Gabeira estava perdendo! 52,2% para Paes e 47,8% para Gabeira. O que estaria acontecendo? A minha primeira providência foi entrar e tentar votar novamente para ver como estava funcionando o sistema do Globo “on line”. Imediatamente o software informou: - você já opinou nesta enquete.

Ao meio dia com 3428 votantes a posição se mantinha. Claro que algo estava errado. Não era possível que tantos usuários da Internet tivessem visto o candidato Paes ter ganhado um debate em que ele teve, mais uma vez, um desempenho simplório, contra um político que a cada dia se afirma como um homem com a responsabilidade dos tempos em que vivemos.

Resolvi ligar para O Globo. Pedi para falar com o Editor Chefe do Jornal, o jornalista Paulo Motta. A secretária me disse que ele ainda não havia chegado à redação, mas que eu poderia falar com um de seus assessores.

Relatei minhas preocupações dizendo que o Site do Globo poderia estar sendo vítima de um hacker, que através de um pequeno executável, estaria gerando IPs diferentes em uma única estação de trabalho e votando seguidamente na enquete. O jornalista que me atendeu foi atencioso e me declarou que encaminharia imediatamente meu questionamento ao departamento de Tecnologia e Informática do Jornal.

Cheguei em casa às 20:30 h, corri para o computador e vi o resultado da enquete: - Quem Ganhou o Debate?
Fernando Gabeira: 76,35%
Eduardo Paes: 23,65%, num total de 3134 votantes.
O Globo corrigiu os dados! Parabéns aos jornalistas e técnicos do jornal.

O Paes a cada ação que tenta fica mais “fake” (falso, falsificado, fingido). Não vacilando em desrespeitar a imprensa e os eleitores da cidade do Rio de Janeiro, colocando seus assessores numa posição incômoda de terem de realizar movimentos ilícitos, porque quer ganhar a qualquer preço.

4 comentários:

Comba Marques Porto disse...

Ainda bem que sua pronta atitude levou a emissora a corrigir o que havia de errado (se assim foi).
A campanha vai chegando ao fim e o que se vê nas conversas com pessoas conhecidas (e com desconhecidas também) é a indicação de que o Gabeira já está eleito na mente e no coração do povo.
Os golpes baixos, como a "pegadinha" da AP3 no debate, de hoje a domingo, serão a grande arma do adversário.
Só que, quanto mais este baixa o nível, mais o Gabeira o empurra (com delicadeza) para a vala de suas próprias limitações. E a diferença entre ambos vai crescendo. E o povo responde à novidade da campanha de Gabeira. Uma coisa aparentemente simples, mas da maior importância: não sujar (não sujou) as ruas da cidade. O eleitorado viu no todo e nos detalhes que o Gabeira já colocou em prática um novo modo de fazer política, enquanto o Paes foi se enrascando no seu próprio blá, blá, blá... Coisa de político à moda antiga.
Ninguém mais agüenta o único e recorrente argumento do Paes pela conveniência de sua eleição: a famigerada parceria com o Estado e a União. Aliás, a resposta do Gabeira sobre este tema foi excelente, denunciando a falta de caráter republicano desta bobagem.

Uma amiga hoje me disse sobre um senhor de 90 anos que foi e voltará à urna para votar no Gabeira. Também falou de
um rapaz que estuda fora da cidade e virá ao Rio só para votar no Gabeira. Entre num taxi e o motorista logo pergunta se você vai votar no Gabeira. Dá para sentir o movimento. Quando a vontade do povo se firma, não há o que fazer. Que venham manobras e pegadinhas. Que fique o moço na inconsistência de seu blá, blá, blá... O eleitorado já apostou na mudança.

Mara Chuairi disse...

Eles não sabem usar a Internet, não compreendem o seu valor ficam pensando que é só mais um "lugar" onde eles podem fazer suas pequenas (e grandes) falcatruas.

Unknown disse...

Esse pessoal do Paes não têm limites mesmo. Ainda bem que você sacou o lance e denunciou.

Demorei um pouco para atualizar meu site porque estive ocupado, mas agora já linquei o seu blog lá.

Natalie disse...

Prazer en conhecê-lo!
Obrigada por denunciar mai este absurdo!