sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Uma Campanha contra as Máquinas Tradicionais.

A campanha de Fernando Gabeira encontrou na Internet algumas formas de dar seu olá aos cariocas (e um olé nos velhos métodos da politicagem).

As idéias foram colocadas no site Gabeira43, em diversos vídeos do Youtube e espalhados pelas comunidades na rede. Aos poucos a cidade percebeu que se tratava de uma idéia e de um projeto diferente: escutar a cidade e convidá-la a participar na Internet de alternativas para reconstruir a índole do Rio de Janeiro. Uma cidade aberta, que preza o humor, crítica, mas sempre pronta a abraçar os caminhos do futuro.

A percepção da diferença da campanha e da proposta do Gabeira o colocou no segundo turno. As velhas máquinas ficaram com a candidatura artificial do PMDB como alternativa. Começa o processo do segundo turno e Gabeira dispara na frente. A “onda Gabeira” fica na alma dos habitantes e eleitores.

Os senhores das “máquinas” não agüentaram a reviravolta. Os famosos profissionais do odiento “marketing Político” iniciaram um processo para barrar o movimento espontâneo da cidade em busca de seu futuro. Primeiro as panfletagens apócrifas, todas tentando mobilizar a população em cima do preconceito. Era preciso agitar a idéia de que Gabeira era um ser estranho aos costumes de nossa cidade. Rapidamente perceberam que não ia colar.

Partiram para vigiar o Gabeira, o tempo todo, até quando ele se dirigia ao banheiro, queriam pegá-lo em algum tipo de fala, observação, comentário que pudesse paralisar a Onda.

Qualquer papel amassado por Gabeira era motivo de um verdadeiro bote destes olheiros da perversão. Quem sabe algum comentário, um telefone, enfim, algo.
Num telefonema entre Gabeira e o Vereador Stepan Nercesian, onde comentavam da dificuldade de sensibilizar uma vereadora do PSDB da zona oeste, sobre a proposta de Gabeira para o Lixo produzido pela cidade, os jornalistas pegam algumas palavras de Gabeira, sem sequer terem as palavras do interlocutor e PRONTO! Está conseguida a saída.

Voaram para a redação com um monte de “pedaços” do que Gabeira falara. Não interessa mais contexto, muito menos a importância das alternativas que vinham sendo imaginadas para o Lixo. Agora eles já têm como fazer campanha contra. As forças da reação mais empedernidas do país, articuladas com um complexo de comunicação altamente comprometido com os órgãos públicos de financiamento, passam a babar de felicidade.

Eles acharam que AGORA seria diferente! Afinal eles têm a afirmação de três de seus empregados de que o Gabeira chamou a Lucinha de suburbana.

Logo eles que tentaram o preconceito da sunga, da toalha, do velho, do gay querem dizer que o Gabeira é preconceituoso, só rindo...

Em menos de quarenta e oito horas os “profissas” estão tentando usar a Internet para se dizerem indignados com Gabeira. Coisas do tipo: estou passado, era Gabeira, mas agora não quero nem mais ouvir falar deste senhor, etc. Estão usando as rádios para tentar incutir na população que Gabeira é preconceituoso, logo ele, que tem como marca de política a luta contra todos os preconceitos.

Pois bem, vamos aceitar este jogo. Estamos nas ruas contra todos os Globos e globeiros da cidade para mostrar a farsa.

Vamos Continuar navegando na Onda que foi o povo que criou.

8 comentários:

Comba Marques Porto disse...

Palavras bem lançadas!Compartilho de sua revolta.

A democracia, em verdade, incomoda a muita gente. E, lamentavelmente, a grande imprensa, a título do exercício da liberdade de expressão, afronta a democracia, usando o seu poder para "plantar", como eles dizem, recortes dos fatos, frases soltas, factoides, enfim, qualquer expediente que bem se preste a certas encomendas... Nada que se faz na imprensa é por acaso.

É claro que as máquinas das siglas derrotadas tentarão, até o dia 26, detratar o Gabeira, já que não podem se valer de acusações sérias em razão de sua lisura como parlamentar por tantos anos.

Os fazedores de "mensalões" e outras vilanias estaduais vão agir como abutres, é claro. É o que sabem fazer. É a velha política que a ONDA GABEIRA ousa destronar.

Mas, a substância da campanha deverá esvaziar os ecos das detratações.

Os debates na TV serão decisivos. O Gabeira saberá denunciar que o preconceito quanto aos suburbanos, em verdade, vive na cabeça a nas práticas destes políticos com "p" menor que iludem o povo do subúrbio, diminuindo a sua cidania, com promessas vãs e administrações corruptas.

Estes, parafaraseando Dolores, "não passarão!"
Vamos vencer as eleições!

Mara Chuairi disse...

É verdade, para "eles" só sobrou a campanha contra. A diferença entre o Gabeira e o moço é tão grande que ficaram sem argumento.
O Rio de Janeiro está votando para além dos preconceitos e não adianta a imprensa - grande e ou marrom - ficar apelando para os preconceitos/xingamentos.
Dá-lhe Gabeira!!!

Anônimo disse...

Raulino,

Como dizia o génio, " minha alma canta...." e daí sem qualquer talento, prossigo eu, " vendo o Rio de Janeiro votando em Gabeira...." e na boa, surpreendendo a eles(e nem é preciso explicitar de quem estou falando) que erroneamente, acharam que isso aqui era um grande curral eleitoral que já tinha perdido seu amor próprio.

Na realidade, eles tomaram um drible, tipo aqueles do Garrincha, e estão, tal qual um João, sem entender o que aconteceu até agora.

Vamos derrotar esta turma, que reúne o pessoal da boquinha, a vanguarda do atraso, o primo Altamirando e por aí vai, no segundo turno !!!!

Abs.,

Bandeira.

Anônimo disse...

Excelente texto, de uma lucidez invejável! Infelizmente, a população mais carente e menos instruída do Rio vêm sendo manipulada (como sempre), de uma forma assustadora pela mídia tradicional.

Confio no bom-senso do povo, nos debates televisivos, e em textos como esse para que todos os "indecisos" e os que "estão do lado de lá" se dêem conta que um Rio melhor, é um Rio de Gabeira.

Anônimo disse...

Anota aí: esse preconceito elitista contra a 'visão suburbana' e a `analfabeta política` (vereadora mais votada e de partido aliado) vai custar a eleição ao senhor Gabeira.

O subúrbio vai cobrar a conta nas urnas, felizmente ou não.

Eduardo disse...

Esse papo ( de ZS xSuburbio e espancameno de militante) tá lembrado a velha prática do MR8 na época do chaguismo. Será que o EP resolveu tirar o manual desses caras dos arquivo do Hora do Povo que ficaram no PMDB e colocar os ensinamentos em prática? Quem vive da divisão entre Zona Sul e suburbio é o velho populismo que sempre se criou em cima das mazelas do Rio e nunca, sequer, propôs nada para resolver os problemas. Pelo contrário, nos últimos anos, essa turma que quer tomar a prefeitura só serviu para afundar o estado.

Rafasoli disse...

Ai velinho!!! ta ficando importante o Delubio até já escalou o venezuelano para ver seu blog.

Delubio! já era!!!! as redes e o Rio são mais fortes q vcs.

Viva a rede via o Rio, o Rio de Gabeira!!!!!!

Kaiser Dias Schwarcz disse...

ótima análise.
No meu blog ("http://eschwarcz.sites.uol.com.br/") analiso algumas propostas do Gabeira para o governo do município.
Vou colocar um link para o seu blog, assim talvez possamos criar uma rede de blogs em apoio ao Gabeira.