domingo, 26 de julho de 2009

As Intermitências das Mudanças

Saramago merece todo o nosso respeito, mas também se assusta diante da avalanche. As mudanças são tantas e tão inesperadas, sempre muito rápidas, que até este excelente blogueiro, http://caderno.josesaramago.org/, resiste e se alinha com a esquerda diante da Revolução. Em entrevista ao Jornal O Globo de hoje, dia 26 de julho de 2009, declara:-“Nada há que seja verdadeiramente livre nem suficientemente democrático. Não tenhamos ilusões, a Internet não veio para salvar o mundo”. Os Marinhos não perderam tempo e deram a chamada sob o título “A Internet não Veio Para Salvar o Mundo”
O nosso grande patrimônio cultural imagina intenções que não são da natureza da telinha. O salvacionismo é atitude consagrada entre esquerdistas e pentecostais em todas as suas variantes. As mudanças são grandes e possibilitam novas formas de organização social e de criação de novos saberes, sem qualquer compromisso com a salvação.
Como o escritor é genial, sua angústia deve estar na percepção de que a autoria do texto tem seus dias contados nas redes com seus nodos cada vez mais conectados. Ataca o Twitter como gerador de grunhidos e não vê mais de quinze milhões de pessoas linkadas em novas sínteses de comunicação.

2 comentários:

Cajuínas disse...

Muito boa a sua opnião. Realmente: "salvar o mundo"...rs

Bemvindo Sequeira disse...

Você me reporta a Freud que diz que a Psicanálise não traz nem cura nem salvação.