terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Algumas Trapalhadas e Muita Coragem

Depois de alongadas férias, o velhinho volta ao Blog, já em pleno 2009, quase precisando postar sobre os pré-carnavalescos.
Dei uma parada para descançar da luta eleitoral, quando aqui avaliávamos se efetivamente o que vinha ao encontro de nossas imensas costas era uma marolinha sem importância ou imensas ondas de uma crise sem precedentes nas economias e nas finanças de todos os países do mundo.
Navegando pela telinha evidencia-se a dificuldade do novo presidente Norte Americano de se movimentar em direção a alternativas que minorem a crise. Pressionado pelos temores da nação mais importante na economia mundial, baixa um primeiro pacote de medidas, mas sucumbe em um dispositivo que sinaliza o velho protecionismo das agonizantes aduanas mundiais. Parece que se esqueceu da lição das redes e não considerou as mudanças nas relações espaciais que enfraquecem exatamente o conceito geopolítico das fronteiras.
E o Jornal Estado de São Paulo noticiou que a confirmação do pacote no Senado manterá a tese: “O pacote de estímulo econômico que será votado na semana que vem no Senado americano deve conter emenda protecionista exigindo que todo o "ferro, aço e produtos manufaturados" usados em projetos do pacote sejam "made in USA". A proposta, do senador democrata Byron Dorgan, prevê que os US$ 887 bilhões que o Senado deve aprovar para ressuscitar a economia americana sejam destinados exclusivamente a fornecedores americanos, segundo documento obtido pelo Estado”.
Patinando na Economia, mas com imensa coragem nas questões sociais, Barack Obama vem conclamando os americanos a participarem de um esforço de afirmação republicana da Nação. Vale a pena ver este vídeo, que apesar de editado, está traduzido e demonstra toda coragem cívica do novo Presidente.


Nenhum comentário: