quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Será que a Dilma Dá Azar?

Até porque não sou especialista em transmissão de energia elétrica, sempre me senti desconfortável com este sistema de transmissão nacional baseado em permuta de energia entre diferentes regiões do país. Fico com a sensação da possibilidade do efeito Dominó, onde caindo uma estação todas podem ficar comprometidas. Ao invés do princípio da redundância, ficamos a mercê de condições fora do próprio sistema. As condições climáticas passam a ter uma probabilidade maior de interferirem na transmissão até porque os pontos de transferência são muito distantes um dos outros, em sua maioria são as próprias Usinas Hidrelétricas que se colocam como interface para as necessárias transmissões da corrente.
Certa vez um técnico me explicou que tal sistema dava garantia e segurança para os Estados de São Paulo e o Rio de Janeiro. E os demais vinte cinco estados da Federação? Pois bem, ontem tivemos um apagão de dimensões continentais e nosso sistema não agüentou. Não houve redundância capaz de sustentar a transmissão de energia elétrica para o território nacional.
O site da instituição responsável pela Operação Nacional do Sistema Elétrico Nacional nem sequer cita o evento. Para eles não houve apagão, apesar de terem informado que soltariam uma Nota a respeito dos acontecimentos. O Ministro responsável diz que foram as rigorosas condições climáticas no Estado do Paraná, coisa que os Serviços de Metereologia não confirmam. A senhora Dilma continua declarando que nosso sistema de distribuição de energia elétrica é o mais seguro do mundo e alguns nerds brasileiros discutem na Internet que qualquer hacker pode comprometer facilmente o sistema porque funciona na verdade num ambiente de “queijo suíço”, (cheio de buracos para se entrar no sistema).
Triste país que se apaga durante quase quatro horas e seus dirigentes ficam com medo de procurar as causas porque em 2010 teremos eleições.

11 comentários:

Daniel disse...

Acho mais triste um país que tem uma imprensa e uma oposição que acham que isso deve ser apurado em 12 horas, buscando claramente um ganho politico com isso.

Afinal, como é reconhecido por todos, houve uma falha técnica, bem diferente dos "anos dourados" do FHC quando tinhamos falta de investimento e consequente falta de energia para o país.

A Dilma não da azar. Quem dá azar para esse país é esta imprensa vendida e uma oposição sem excrupulos. Afinal, interessa mais a vocês gritarem que a culpa é da Dilma do que apurar os fatos, não é ?

Deletando as Derrotas disse...

Daniel, claro que a moça é um bluff, aliás como vc tb, que se diz Daniel e me joga no Portal do Nassif e lá não acho vc.
Tentar comentários sérios é precsio a coragem de aparecer, caso contrário desconsiderarei completamente seu comment porque deve estar sendo remunerado pelo Delúbio. E com esta gente quero distância.
Se tomar coragem topo o debate, mas duvido.

Daniel disse...

Velhinho,

Na rede todos somos anonimos, não ? Precisa conhecer um pouco mais da natureza da rede antes de um comentário como esse. Você é você mesmo ? Talvez sim, talvez não... Não importa...

Não estamos discutindo identidades e sim ideias. Como esta sua oposição oportunista.

Afinal, nunca se investiu tanto em energia elétrica como nesse governo, não é ? Ou você é incapaz de admitir isso ? Por que em 2001, a falta de visão do governo, nos levou a uma sobre-taxa na energia para evitar o apagão. Ou você não reconhece isso também ?

Você clicou no link "Nota a Imprensa" no site http://www.ons.org.br ? Vai ter nova postagem retratando o que disse ?

Talvez você queira o Lula explicando o sistema elétrico e eletronico que rege esta operação ? Ou é melhor ele falar que "Isso não importa, é bobagem" ?

A oposição oportunista não quer saber se demora um pouco para apurar as reais causas, né ? Afinal, o que ela quer é ganhar a eleição em 2010.

DuDu disse...

Parabéns pelo post.
Mudando de assunto...
Daniel vc por um acaso é filho da Dilma ou só faz parte dos petralhas?
E por falar em investimento no setor energético o investimento do governo federal nesta área não atingiu nem 40% do previsto. "Nunca na história desse país" um raio conseguiu deixar 60.000.000 sem luz. Enfim... Passar bem.

Daniel disse...

DuDu,

1) Apenas alguém que pensa e consegue enxergar alguns absurdos aqui escritos, com o simples objetivo de ser oposição.

2) Qual a fonte desta informação ? E esses 40% alguma vez já foram investidos por algum governo anterior ?

Infelizmente, isso já aconteceu na história de nosso país. Foi no governo FHC, lembra ? E porque não produzíamos energia suficiente. E ainda fomos sobre-taxados, não é ?

DuDu disse...

Caro Daniel da Dilma nunca aconteceu na hist. deste país de 18 estados ficarem sem luz, eu falei 60 mas no O Gloobo de hoje me corrigiram, na verdade foram 86 milhões sem luz por mais de 5 hrs, não Daniel da Dilma nunca na hist. deste país todas as turbinas de Itaipu ficaram inoperantes.
P.S. A fonte assim como vc é filha da web... ou seja, anônima, mas se quiser procurar o pai, fique a vontade.

Daniel disse...

Caro Dudu do PIG, ou seria melhor Dudu Demotucanizado disfarçado de PPS ?

Em qual blog ? Do Reinaldo Azevedo
ou direto no portal da Veja ? Ou será que você é que nem o Cesar Maia que inventa números ?

Estranho, procurei por Dudu no google e achei milhares. Não sei qual é você... Continua anonimo, como suas fontes, seus dados e sua manipulação da informação para tentar descaracterizar o governo mais democrático e popular que esse país já teve.

O governo do apagão já acabou... E acho que nunca mais na história desse país conseguirá voltar. Afinal, até o marqueteiro do seu candidato sabe que ele precisa esconder o Farol com todas as forças.

Podia ter um novo Post dizendo que o Será da Azar. Afinal temos o Metro, agora o RodoAnel, etc... Ele é um grande pé frio.

O link no meu nome vai levar a outro anonimo que talvez mude sua opinião (repare que o post é de Fev. de 2009)

DuDu disse...

Governo mais democratico q o pais ja teve...pqp assim vc perde completamente a moral, ficou ridiculo! O sub-peronismo derreteu sua percepcao de democracia. Qual sera o pais mais democratico da AL? Segundo vc à d ser a Venezuela Nao discuto com debi pois eh q nem bater em bebado. Faca q nem o lula crie um boneco d madeira e torca para ele ganhar vida... quem sabe assim vc tb n tem sua Dilma. Adeus Daniel da Dilma

Anônimo disse...

Sabe o q me deprime. Eh q este pseudo canhoto o Daniel deve ser pago com os nossos impostos. Fucking hell!!!!

Daniel disse...

Adeus Dudu. Ainda bem que sua corja Demotucanada não vai ganhar nada na próxima eleição...

E estude um pouco de história e um pouco desse governo antes de compará-lo com Peron.

Parece perda de tempo acessar esse blog. Só há uma familia de pseudo-intelectuais do antigo PCB que se corroem não aceitando que um nordestino, sem nem segundo grau seja o maior líder da esquerda acessando.

Mas vocês vão ter que engolir um governo para "Todos" não só para os Paulistas e sem subseviência ao Tio Sam. Pobres burgueses disfarçados de esquerda-democratica.

Anônimo disse...

O que há velinho? Já faz mais de 1 mês que não postas nada. Aguardamos ansiosos, afinal de contas o que não falta são acontecimentos que merecem nossa atenção. Até logo
DuDu