sexta-feira, 3 de abril de 2009

Obama Antecipou o Bet

Bom jogador de Basketball e apreciador do jogo de Poker, Obama sabe o efeito de um lance inesperado diante dos parceiros.
Bet é aposta,ação fundamental em qualquer mesa de Poker. Antes mesmo de começar o jogo propriamente dito, os parceiros se movimentam em torno das apostas. Tais movimentos indicam as posições de cada jogador em relação às cartas que têm em suas mãos e seus sentimentos. A antecipação de uma aposta forte é um risco e pode levar um jogador aventureiro ao fracasso. Mas quando usada por profissionais causa estragos na maioria dos amadores que se arriscam e imaginam ganhos fáceis num jogo dificílimo e que exige muita paciência e cálculo.
Acompanhando os movimentos de Lula nos dias que antecederam o encontro do G20, que vinha direcionando seu discurso para uma posição de fortalecimento do papel dos Estados emergentes diante da crise, e ainda preocupado com os movimentos das lideranças da América latina em relação aos movimentos de “independência” que vem sendo propostos procurando isolar os Estados Unidos como o representante máximo do império, Obama resolveu antecipar o Bet, isto é, jogou grande parte de suas fichas na figura de Lula. De saída Lula passou a ser “O Cara” na reunião. Pronto!
Lula deixou a teoria do Centro forte na gaveta, ficou feliz ao lado de vários dirigentes de olhos azuis e entubou a responsabilidade de mediar futuros problemas de soberania na AL. Saiu brincando que era uma coisa espantosa ele dar dinheiro para o FMI depois de tantos anos agitando nas ruas e nos sindicatos contra o próprio FMI, eh eh. Não sei se percebeu o fortalecimento da instituição como resultado concreto do encontro.

Um comentário:

Roberto Freire disse...

Raulino,
Muito interessante texto. Por que voce não manda para a lista partidaria, o BDR e outros menos votados..
Pelo menos ajudrá a ilustrar os que foram engabelados pelo "cara".
abraços
Roberto Freire