domingo, 29 de agosto de 2010

Uma Corrida Pós Moderna

Quem ganha esta corrida aqui na terrinha de Santa Cruz? O estatismo centralizador constituído por Lula e seus parceiros, quase do tipo “Brasil Grande” ou a Revolução Tecnológica e Científica?
Na extinta União Soviética foi o Personal Computer, ironicamente denominado de PC, que acelerou o fim do Grande Partido Comunista – também chamado de PCUS. Ficou célebre a frase de Gorbachov diante das fragilidades tecnológicas do parque industrial soviético, logo depois de ganhar um IBM-PC: “Vamos perder todas as corridas e todas as guerras”.
Muito difícil perceber a força da Revolução e diversas de suas manifestações. Mais ainda para as Instituições existentes com seus valores de perenidade. Esta Revolução é muito mais rápida do que qualquer outro evento social e Histórico vivido pela humanidade.
O mais interessante é que dado ao caráter de mídia de diversas manifestações da Revolução, ela faz com que milhões de pessoas rapidamente passem a ser usuárias das novas tecnologias e seus dispositivos colocados na Internet. Assim surgem as redes sociais levando milhões a novas formas de relacionamento, entretenimento e até de projetos empresariais.
A maioria não sabe que as redes propiciadas pelas novas tecnologias são redes distribuídas, portanto sem a centralidade, diferentes, portanto de todas as formas de organização constituídas na sociedade atual que caracterizam sua existência por sistemas de comando e controle. As redes distribuídas não têm CENTRO!

Um comentário:

Tibério Canuto disse...

Camarada Raulino:

Vi seu comentário no Pitacos e deixei lá uma resposta. Em seguida corri para conhecer o seu blog. Pelo que li, continuamos sintonizados politicamente, apesar de tantos anos sem uma militância próxima.

Como disse no Pitacos, tenho saudades dos tempos em que eu e você fizemos a campanha de Roberto Freire, que é motivo de orgulho para a nossa biografia política.
bons tempos aquele em que combatíamos o PT por causa de seu sectarismo. Hoje temos que combatê-lo pelo seu rebaixamento da ética, pelo solapamento da democracia e por suas relações promíscuas com o patrimonialismo.
como disse no Pitacos, vou conversar com meu parceiro para colocar no Pitacos um link com o seu blog.

Um grande abraço,

Tibério Canuto