sexta-feira, 27 de agosto de 2010

As Inquestionáveis Pesquisas

Um dos consagrados tabus da Política brasileira é de que não se pode brigar com pesquisas, mesmo tendo se evidenciado casos de manipulação durante diversos processos eleitorais, desde 1982 com a célebre manobra da PróConsult. Aqui valem exemplos nacionais e regionais.
Tenho sistematicamente solicitado ao Datafolha que me disponibilizem os nomes dos Municípios para que se possa ter uma melhor avaliação da ponderabilidade das Pesquisas para a Presidência da República. As respostas, sempre muito delicadas e imediatas, são de que providenciarão, ou de que os dados estão na versão completa em pdf que se encontra no site para download, etc. Resumo da opereta: pesquisas muito bem explicadas por diversos perfis de natureza demográfica envolvendo o mistério da concentração populacional.
Está havendo inclusive um movimento de ampliação muito significativo: de 171 para 385 Municípios entre os dados das pesquisas de 20 de agosto e de 27 de agosto. Quando eram 171, o Universo era de 2700 entrevistas, agora com 385 o total de entrevistas está acima de 10.000.
Estive com uma pesquisa nas mãos do IBOPE com 2506 entrevistas aplicadas em 173 Municípios. Tenho a relação de todos os Municípios. Fazendo uma análise somente nos Municípios do Rio de Janeiro que conheço relativamente bem, a distorção é bastante significativa. Ao ponto de Comendador Gasparian com 6478 eleitores ter o mesmo número de entrevistas que Nova Iguaçu e São Gonçalo e o dobro de entrevistas aplicadas em Duque de Caxias. Acredito que tais deformações tenham se repetido nos demais Estados.
Valeria dar uma mexida neste mafuá ou seríamos acusados de conspiradores bolorentos e cheios de mofo?

2 comentários:

Unknown disse...

E depois dizem que existe uma separação entre "técnicos" e políticos..acredito que a separação seja entre quem entende do que esta sendo tratado e a maioria que só ouve. Me lembrei dos tempos de vida na Itália de companheiro que só aceitava argumentação quando vinha de outro companheiro :)
Helena Werneck

Felipe Costa disse...

Dizem que o crescimento extraordinário da Dilma coincide com a falta de clareza dos institutos de pesquisa em divulgar como eles têm trabalhado.
Só sei que em uma dessas pesquisas DataFolha, 23% dos entrevistatos eram filiados/simpatizantes ao PT, porcentagem MUITO maior que a de tucanos e de outros partidos...