segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

O COMPUTADOR – Este Infernal Objeto de Consumo

São bilhões espalhados por todo o mundo. Jovens idosos e crianças cada dia mais envolvidos com a telinha. E a auto denominada esquerda? Também usa, mas vive conceituando os seus perigos. Por que será? Por que tanto medo do novo?
Essa esquerda não percebe que o Computador é o primeiro dispositivo de consumo que é ao mesmo tempo “Fator de Produção”. Possibilita criação de valor até num pequeno quarto de criança cheio de outros brinquedos. Enquanto escutam músicas muito doidas e jogam sem parar, os nativos digitais a cada dia se qualificam mais para serem produtores de novos dispositivos, fatores de produção inéditos.
A moda agora é se perder no fato de que a Internet é simplesmente uma nova mídia; claro que é, mas é muito mais: é sim uma nova base técnica onde se estabelecem os tecidos da nova sociedade do conhecimento.
Uma parceria entre a Google e a Universidade de Harvard, dos Estados Unidos, resultou em uma nova ferramenta de busca com uma base de dados de mais de cinco milhões de livros em seis idiomas por enquanto. A ferramenta poderá identificar padrões culturais da humanidade no decorrer da história.
A nova ferramenta, chamada Google Books Ngram Viewer, foi lançada em 16/12/2010, e descrita em um artigo na revista Science (tiny.cc/td0rd). Ela utiliza um método de modelagem chamado N-gram, que possibilita buscas em sequências de linguagem natural.
Vejam aqui:
A base de dados analisada são livros digitalizados, publicados em chinês, inglês, francês, alemão, russo e espanhol. A equipe de Harvard está chamando a nova técnica de culturomics (algo como culturomia, em português), já que a cultura “é algo que você pode estudar como a evolução na biologia”, afirma o pós-doutorando Jean-Baptiste Michel, do departamento de psicologia de Harvard.