quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O Lula Deseduca o Povo de Propósito.

Ontem, dia 28/10/2010, estávamos eu e minha mulher participando de uma conversa “On Line” com Dora Kramer, promovida pela Rede Mobiliza e coordenada pelo rafasoli, quando de repente minha mulher sai com a frase aí em cima, que virou título deste Post.
Quando o Rafael provocou dizendo que Lula era genial no discurso, Dora Kramer foi firme na crítica de que o discurso do Presidente continha muito mais perversidades e ilegalidades numa esperteza perigosa. Para ela nada disso era genialidade.
Estávamos em computadores diferentes, quando reparei a frase no Chat e dei um grito. Olhei para o ícone de identificação e estava lá a foto da Dona Mara. Pronto, ação em tempo real promovida pelo meu filho e sacada precisa da minha mulher.
Há um expressivo número de animadores de auditórios em centenas de rádios AM e FM em todo o país chamados ”âncoras”, famosos nas redes abertas de televisão que usam o artifício de simpatia pelas crenças simples de pessoas pouco instruídas. Através de um esperto movimento do tipo “quem se junta se parece”, constroem seus altos índices de audiência.
Lula é assim no exercício da Presidência da República. Desmerece o conjunto da obra de todos os brasileiros para dizer a célebre frase “Nunca antes na História deste país”, e toma de mentiras e exageros. Sempre que pode confirma sua baixa instrução e incompletos estudos para afirmar que doutores erraram e ele o novo Guia faz o que jamais foi feito.
Estamos diante de um Presidente absolutamente pós- moderno onde só interessa cada momento presente. Passado e futuro se esvaem diante da manutenção do Poder pelo Poder a qualquer preço.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Gabeira define bem o Governador: - É um Pré-Republicano!

Sempre bem antenado Fernando Gabeira sintetizou e definiu a submissão do Poder constituído do Governo do Estado do Rio de Janeiro ao Poder central. Para conseguir verbas e dizendo sempre que o Rio de Janeiro vem sendo relegado nos projetos de investimento do Poder central desde a fusão entre o Rio e o Estado da Guanabara, O atual Governador defende a gestão do Rio na condição de vassalagem.
Aqui uso simplesmente a Wikipédia para esclarecer as ações de Cabral: Vassalagem

A maioria dos Governos estaduais procede desta maneira em todo o Brasil. Submetem-se ao Poder central para conseguir recursos do Palácio do Planalto. Está aqui indicada a doença de nossa Federação. Uma Federação submetida às esmolas que a Presidência irá distribuir durante sua gestão do país. E Lula é um mestre na arte de usar o Poder Central para submeter Governadores e autarquias estaduais ao esquema de abrir e fechar as torneiras de liberação de recursos.
Os governadores se transformam em suseranos quando se relacionam com os Prefeitos de seus Municípios; querem vassalagem. E assim sucessivamente até ao mais humilde servidor público.
Estranho é que o Rio de Janeiro engrosse esta sinistra estatística, tendo participado na História recente de forma republicana em muitos episódios de luta pelas liberdades no país. Fico imaginado se não seria a composição de nossa força de trabalho. Uma significativa massa de servidores públicos, amanuenses espalhados por todos os cantos sem qualquer capacidade de empreender. Tudo isto somado ao Projeto de abandono da Educação Pública para garantir fortes contingentes de vassalos na vida de nosso Estado.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

A Educação Pública e as Novas Tecnologias da Informação

Este é um tema completamente em aberto nos dias atuais. Muitos já percebem que não é mais possível se continuar tentando educar as crianças e os jovens baseados no processo conhecido como “cuspe e giz”. O termo é forte, mas chama a atenção informando que não basta mais um educador em frente a algumas dezenas de alunos falando e fazendo considerações mais significativas em uma lousa.
Muito tem se tentado com a chamada Educação à Distância(EAD), usando os dispositivos que a Informática oferece para que os alunos possam ter material educacional e orientações, bem como exercícios através de meios virtuais, oferecendo conteúdos pela Internet. Na verdade tais tentativas são incipientes e não atacam o cerne do problema, porque tal método não usa a COLABORAÇÃO, uma das grandes possibilidades oferecidas pelas redes tecnológicas. Principalmente quando se trata de Educação Pública.
O primeiro ato que a educação precisa resolver em todos os seus estágios é retirar o tablado que coloca o professor sempre um pouco acima dos seus alunos. O “ Magister dixit” precisa acabar o mais rapidamente possível. Isto quer dizer que a Revolução Tecnológica e Científica oferece oportunidades de quebrar os centros de autoridade que norteiam todo o processo educacional vigente. Apreender nas redes é viver com as redes todos os processos de conhecimento. O aluno passa a ser parceiro de outros alunos que interagem em busca de novos saberes.
Será preciso quebrar a arrogância dos Doutores e suas especialidades. A especialidade é um processo de conhecimento próprio de uma sociedade que está desaparecendo. O Capitalismo Industrial precisou do Taylorismo e suas pirâmides de comando e controle para gerir a produção fabril. Hoje já é lugar comum dizermos que as sociedades das chaminés e dos chãos de fábricas estão em agonia. As escolas e as Universidades ainda são organizadas em função da especialidade e da hierarquia de saberes que entram em contradição com as propostas da nova sociedade chamada do conhecimento.
Não existem projetos prontos para a configuração de um novo aprendizado deste tipo. O atual Governo do Estado do Rio de Janeiro tenta colocar a inovação na ordem do dia distribuindo NoteBooks para os professores da rede pública. Entretanto não possui um planejamento de valorização e capacitação que modifique a maneira dos professores apreenderem e lecionarem com uso da Internet. Muito menos como poderiam ser os transformadores das velhas salas de aula em redes distribuídas de aprendizado. A idéia mesmo do prédio como equipamento educacional fica em cheque - precisamos agora é de redes e de muita Banda Larga.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fernando Henrique ao Vivo na Internet

Será um grande momento quando na próxima teça feira. dia 14 de setembro, a Rede Mobiliza, http://www.livestream.com/redemobiliza, promoverá um debate com FHC.
Grande estadista brasileiro foi na década de 90, junto com Clinton e Gorbachov, promotor de um pacto civilizatório contra a o conceito da Guerra Fria. O presidente Fernando Henrique é um excelente polemista que tem sempre em mente que a Democracia é construída entre diferentes. Ele sabe que as Guerras é que precisam de patotas entre iguais, no horror ao estrangeiro.
Nós queremos que este conceito do estranho acabe no mundo. E as redes estão aí para romper com o conceito de fronteiras. Nelas o espacial vira um ponto e passam a contar as demografias que se constituem dentro das redes sociais.
Vejam aqui o anúncio que está na Internet. FHC e a juventude do Mobiliza aprofundando a Democracia e firmando compromissos com a Liberdade. http://bit.ly/mobfhc

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Primeiro foram sete Twits e agora um Post.

Este episódio da invasão na Receita confirma a tática deste Governo mentir sempre, inventar muito e repetir as mentiras até desmoralizar adversários.
Os petralhas mentem em qualquer assunto. Nunca trabalham com a verdade e com fatos. Usam a máquina do Estado para firmar as suas mentiras.
Quanto mais profissionais mais mentem. Os inocentes se iludem e pensam que estão junto a dirigentes que construirão o Estado Bom.
Ao Núcleo do Petismo só interessa o seu Projeto de Poder pelo Poder e pra isto ser atingido seu método é a mentira sistemática.
Não podemos parar. É preciso usar a Internet. Aqui o controle é muito difícil. Bastam as tentativas para impedir dos Estados autoritários.
É primeira eleição onde estamos usando a Internet. Aqui o segredo não pode ser Poder e a mentira se esvai com um ou dois Posts.
Na Internet a terra treme pros Petralhas. A mentira como método fica por um fio. Será aqui que conseguiremos acelerar o apodrecimento do PT.